"Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade."
Efésios 4:17-24
Como você tem andado?
Esse texto retrata o princípio que o Evangelho vem fazer na nossa vida: Transformação! Nosso modo de andar precisa refletir a vida de Cristo, pois se andarmos como andam aqueles que não conhecem a Deus, qual a diferença podemos fazer? Aliás, Cristo nos chama para essa vida transformada que não alcança somente nosso espírito e alma. Ela precisa alcançar aquilo que é externo e que transparecemos para as pessoas, não somente para parecermos crentes, mas na essência da transformação... E Paulo continua dando adjetivos para essa forma de viver, da qual precisamos nos avaliar:
- Na vaidade dos seus próprios pensamentos
- Obscurecidos de entendimento
- Alheios a vida de Deus
- Ignorância
- Dureza de coração
- Insensibilidade
- Se entregar a dissolução
- Impureza
Tem uma versão do verso 17 que diz assim: 'Assim, eu digo a vocês, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, na inutilidade dos seus pensamentos. ' Você já percebeu quanto pensamento inutil nós podemos ter? Principalmente adiante de redes sociais, as quais passamos horas e horas "rolando o feed" e no final não traz proveito nenhum pra mim e pra você e ainda perdemos aquele tempo todo. Quando ficamos remoendo uma ferida que alguém nos causou e não avançamos para pedir ou liberar perdão.
Paulo está falando que começa isso na inutilidade dos nossos pensamentos... Com o que você tem preenchido a sua mente? Quais são as coisas que você alimenta teus pensamentos? Pensamentos de derrota, de morte, de devasidão, de solidão?
Precisamos encher a nossa mente não só de coisas bouas no geral, pois esse termo é muito amplo, mas da verdade da Palavra de Deus!
'Finalmente, irmãos, pensem em tudo o que for verdadeiro, tudo o que for digno de respeito, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, em tudo o que houver alguma virtude ou algo de louvor. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim; e o Deus da paz estará com vocês. '
Deixe de lado essas coisas que querem aprisionar nossa mente com meias verdades, mentiras que nos levam a viver uma vida diferente da vida de Cristo. Que sua vida possa refletir a vida que Cristo viveu e pensar da mesma maneira que Ele pensou. Mesmo sendo Deus, se esvaziou de si para que pudesse dar a vida por outras pessoas. Que sejamos assim também, começando com nossos pensamentos.
God Bless You!!!!